Gestão Patrimonial
Criado por eKeep
Atualizado em 23-09-2024
Gestão Patrimonial
Criado por: eKeep • Atualizado em: 23-09-2024 •
A Gestão Patrimonial tem por objetivo principal atender às demandas por materiais permanentes e de consumo, com o intuito de viabilizar as diversas atividades desenvolvidas em um determinado Órgão Público, sem perder de vista o controle, a integridade e a acuracidade dos registros patrimoniais atendendo, assim, as exigências e normativos dos órgãos de controle interno ou externos.
Assim, inicialmente cumpre diferenciar materiais permanentes de materiais de consumo, seguindo princípios contábeis aplicáveis. O Manual de Contabilidade Aplicável ao Setor Público (MCASP), a Lei Federal 4.320/64, a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000), bem como Portarias da Secretaria do Tesouro Nacional são fontes de referência para a estruturação das políticas de suprimentos.
a gestão patrimonial permite controlar e gerar informações fundamentais sobre o ativo imobilizado, possibilitando saber qual é o patrimônio real, onde estão localizadas, as características principais, durabilidade, vida útil total e remanescente dos bens. Permite ainda o controle do sistema integrado de administração de pessoal e o registro de alterações cadastrais.
Uma boa gestão patrimonial permite uma correta gestão de recursos, previsibilidade na gestão de suprimentos, política de reposição e consertos/manutenções eficiente, além de mecanismos para analisar custos de manutenção ou momentos de baixa (desfazimento) dos referidos suprimentos.
Precisa da nossa ajuda? Entre em contato com a gente.
Entrar em contato